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Passo a passo para começar a vender no Instagram

Passo a passo para começar a vender no Instagram

Muito mais do que uma rede para compartilhar fotos, o Instagram é também uma poderosa ferramenta de vendas. Aprenda agora a utilizá-lo:

O Instagram deu seus primeiros passos em 2010, como uma pequena rede social para o compartilhamento de imagens. Com o passar do tempo, ganhou diversas novas ferramentas e funcionalidades, conquistando rapidamente uma legião de usuários. A rede é atualmente a que mais cresce no mundo, acumulando mais de um bilhão de contas ativas.

Com todo esse crescimento e pluralidade de usuários, o Instagram se tornou um espaço cheio de oportunidades para novos empreendedores. Com a estratégia certa e muita dedicação, ele pode te ajudar a aumentar as suas vendas e se aproximar ainda mais dos seus clientes.

Entre as milhões de contas pessoais, 90% segue pelo menos um perfil de empresa. Com o uso inteligente de ferramentas como os Stories, Instagram Ads e Instagram Shopping você tem uma boa chance de chamar atenção do seu público-alvo e alcançar ainda mais pessoas que possam se interessar por seus produtos e pela facilidade de comprar diretamente pela plataforma.

Siga esse passos e comece hoje mesmo a vender pelo Instagram:

Perfil comercial

Nem todo mundo sabe, mas o Instagram possui uma opção Business, especial para marcas e empresas. Então o primeiro passo para vender na plataforma é aderir ao perfil comercial. Com essa opção, você tem acesso a todas as métricas referentes aos seus posts e anúncios, ou seja, você consegue mensurar o impacto de cada uma das suas ações na rede. Assim, você pode usar esses dados como base para melhorar cada vez mais a sua estratégia. Além disso, você conta também com informações sobre seus seguidores e como eles interagem com suas publicações.

Para fazer essa alteração de perfil basta ir nas configurações do aplicativo, clicar em ‘alternar para perfil comercial’. Logo em seguida você pode adicionar informações sobre a sua marca, empresa ou produto

Conteúdo

Todas as redes sociais são abastecidas com conteúdo. Conteúdo até demais. Então, preocupe-se em fazer um planejamento prévio de temas para publicações que possam interessar seus seguidores. Não crie posts apenas de propaganda, crie conteúdos relevantes, que possam ser de grande valor para quem o consome.

E como estamos no Instagram, é importante caprichar nas fotos e vídeos. Abuse da criatividade, encontre novos ângulos para mostrar seus produtos. Faça fotos de mostruário, com os produtos em uso, com diferentes fundos e lugares.

Dentro do próprio aplicativo você pode utilizar os filtros, mexer na iluminação, brilho e contraste. Pense em criar fotos que possam se destacar no feed dos seus seguidores. Você pode registrar making offs em vídeo para colocar no stories, fazer vídeos curtos mostrando novos produtos no feed, ou até mesmo vídeos mais longos para o IGTV, contando mais sobre a sua marca e curiosidades sobre suas peças.

Não esqueça de manter uma frequência de publicações, afinal o Instagram é uma plataforma dinâmica, com atualizações constantes. É essencial marcar presença, para que seus produtos estejam sempre visíveis para os seguidores.

Comunicação

Uma boa comunicação é de extrema importância no seu perfil comercial. Mantenha contato direto e constante com seus seguidores, tanto via comentários quanto inbox. Crie publicações pensando na interatividade, como stories com enquetes, ou peça para que suas clientes enviem fotos usando seus produtos. Fotos reais podem gerar até 30% mais engajamento na plataforma.

Em cada publicação lembre-se de criar um legenda detalhada, fornecendo as principais informações sobre cada item e sobre a compra. Explique as formas de pagamento e como é feita a entrega, para não deixar dúvidas e aumentar a confiança na sua marca.

Instagram Ads

Depois de já estar tirando de letra a produção de conteúdo e a comunicação com seus seguidores, é hora de apostar nos anúncios. Com eles, é possível impulsionar as suas publicações, alcançando novas pessoas que possam se interessar pela sua marca, aumentando a visibilidade e reconhecimento dos seus produtos.

Para criar um anúncio no Instagram você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e criar uma conta de anúncios. Por lá é possível escolher diversos objetivos para suas campanhas, desde aumentar o reconhecimento de marca, até alavancar o alcance e o envolvimento das suas publicações.

Além disso, a plataforma é muito poderosa em termos de segmentação de público-alvo. Com ela você pode testar diversos públicos, baseados nas mais variadas características a sua escolha. Esse passo é importante para garantir que seus anúncios cheguem para pessoas que vão realmente se interessar pelo seu produto.

Depois disso é só criar o anúncio, revisá-lo e publicá-lo!

Outras dicas

Fazer parcerias com influenciadores digitais pode ser uma boa ideia, dependendo do segmento que você atua. Procure pelos chamados microinfluenciadores, que tem relação direta com seu nicho e um número menor de seguidores, mas muito engajamento. Lembre-se que para a parceria dar certo é importante procurar perfis que tenham os mesmos valores que a sua marca.

E claro, você também pode investir no Instagram Shopping. Essa ferramenta foi criada em 2018 e permite atrelar links de compra diretamente nas fotos publicadas no seu perfil. Você pode marcar até cinco produtos em uma foto – 20 no formato carrossel. Quando o seguidor clicar na foto, vai ver uma descrição mais detalhada do produto. Mas por enquanto, a função só está disponível para marcas que possuem e-commerce.

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